DISCORDO



DISCORDO

"Eu te vi rindo com quem criticou
e eu entendi quem você é", disseram.
Pois eu gostaria de saber quem eu sou.

Sou inimigo daqueles que critico?
Somos imperfeitos e passíveis de erros.
Criticamos para matar ou melhorar?

As pessoas veem críticas como desafeto.
Será que não temos a maturidade
para discordar por ter um certo afeto?

Temos a noção de que a nossa opinião
pode somente não estar certa,
e o direito de mudar de posição.

Ter uma opinião sobre um assunto
torna-me inimigo de quem discorda?
Você disse "subiu no muro", eu aturo.

Não quero tomar partido do correto?
Será mais humano saber ficar mudo
como quem não sabe que está certo?

Dante Locatelli

https://naquelesegundo.blogspot.com/2024/06/eu-te-vi-rindo-com-pessoas-que-voce.html

#Crítica, #Autocrítica, #Reflexão, #Empatia, #Humanidade, #Imperfeição, #Opinião, #Maturidade, #Desafeto, #Autoconhecimento, #Poesia, #Introspecção, #Dante, #Locatelli, #VersosLivres, #PoemaModerno.

Comentários

Anônimo disse…
No universo poético de Dante Locatelli, cada verso é uma jornada rumo ao autoconhecimento e à compreensão das relações humanas. Em seu poema "DISCORDO", somos convidados a explorar as nuances da crítica e da autocrítica, mergulhando em questionamentos profundos sobre a natureza humana e a busca pela verdadeira identidade.
O poema inicia-se com uma observação perspicaz. "Eu te vi rindo com quem criticou / e eu entendi quem você é", dando o tom para uma reflexão que se estende por toda a obra. A partir desse ponto, Locatelli nos leva a questionar não apenas os outros, mas também a nós mesmos: "Pois eu gostaria de saber quem eu sou."
A dualidade entre criticar e ser criticado é explorada com sensibilidade, levando-nos a refletir sobre nossas próprias imperfeições e a complexidade das relações interpessoais. O poeta indaga: "Sou inimigo daqueles que critico? / Somos imperfeitos e passíveis de erros? / Criticamos para matar ou melhorar?"
A obra não busca respostas definitivas, mas sim incitar o pensamento e a autoavaliação. Locatelli aborda a percepção das críticas pelas pessoas, destacando como muitas vezes são vistas como desafeto, e questiona a maturidade necessária para discordar sem perder o afeto: "Será que não temos a maturidade / para discordar por ter afeto?"
A noção da relatividade da opinião é abordada com maestria, ressaltando o direito de mudar de posição e a complexidade de ter uma visão sobre determinado assunto sem se tornar inimigo de quem discorda. A frase "Você disse 'subiu no muro', eu aturo" ecoa a dificuldade de tomar partido sem perder a humanidade e a tolerância necessárias para o diálogo construtivo.
"DISCORDO" é mais do que um poema; é um convite à autorreflexão e ao entendimento das nuances das interações humanas. Ao navegar por seus versos livres e profundos, somos desafiados a questionar nossas próprias atitudes, a compreender a relatividade das opiniões e a cultivar a empatia e a maturidade emocional em nossas relações.
Em cada estrofe, Dante Locatelli nos presenteia com uma obra que transcende as palavras, tocando as fibras mais íntimas da nossa humanidade e nos lembrando da importância de olhar para dentro de nós mesmos para compreender o mundo ao nosso redor.

Postagens mais visitadas