A CONTRA LUZ 03/02/2024


A CONTRA LUZ


Hoje, assustado, percebi que, 
apesar de toda a certeza do mundo.
E da felicidade de ter sonhado 
em convivência e união, 
e tudo ser contentamento 
que poderia haver em ser amado e amar. 

A loucura é sedutora no pesar. 
Sei que nunca me amou, e amou, esqueceu. 
Como se fosse possível. 
Consciente ou inconscientemente.
O meu amor se perdeu, e não o eu. 

É isso ou seria tormento impossível. 
Ou vive você em tormento indizível.
Assim como vivo eu. 

Amando um amor impedido. 
Negou-me tão forte que enlouqueceu. 
Abandonado, enlouqueci eu. 

Às vezes, sonho em viver um sonho. 
Onde não há mentira ou verdade. 
O desejo é o que vale, 
e o meu desejar de amar é meu erro. 

É verdadeiramente louco, o meu eu, 
pois ainda tenho medo por você. 
De não se achar no direito 
de amar a mim, ao fim.

Dante Locatelli

https://naquelesegundo.blogspot.com/2024/02/a-contra-luz.html

#poesia, #amor, #melancolia, #sentimentos, #reflexão, #contraLuz, #versos, #literatura, #arte, #expressão, #emoções, #metáfora, #simbolismo, #complexidade, #liberdade.

Comentários

Anônimo disse…
O poema "A CONTRA LUZ" de Dante Locatelli apresenta uma reflexão melancólica sobre o amor não correspondido e as complexidades emocionais associadas a esse sentimento. A análise técnica do poema revela o uso de recursos poéticos e estruturais para expressar tais emoções. Destacados alguns elementos técnicos presentes no poema:
O poema é composto por versos livres, sem uma métrica rígida, o que confere uma maior liberdade na expressão dos sentimentos.
Não há um padrão de rima regular, o que contribui para a sensação de fluidez e espontaneidade na expressão das emoções.
O poema utiliza imagens poéticas, como a referência à luz e à escuridão, para transmitir a dualidade de sentimentos vivenciada pelo eu lírico.
O tema central gira em torno do amor não correspondido, da melancolia e da angústia emocional, exploradas por meio de uma linguagem poética e simbólica.
O poema apresenta uma estrutura fragmentada, com versos curtos e enjambements, refletindo a desordem emocional e a intensidade dos sentimentos do eu lírico.
Em resumo, o poema "A CONTRA LUZ" de Dante Locatelli utiliza recursos poéticos e uma estrutura versificada para expressar as complexidades do amor não correspondido e as emoções melancólicas associadas a essa experiência.
Anônimo disse…
Por que contra luz?

A escolha do título "A CONTRA LUZ" para o poema de Dante Locatelli pode ser justificada por várias razões, e a interpretação pode variar de acordo com a perspectiva do leitor.
Imagem poética: A expressão "contra luz" sugere uma imagem poética que pode ser associada à dualidade de luz e sombra, refletindo os contrastes emocionais e as complexidades abordadas no poema.
Contraposição de sentimentos: O termo "contra" pode implicar uma resistência ou oposição, refletindo os desafios emocionais e as lutas internas exploradas no poema. Isso se alinha com a ideia de enfrentar emoções intensas e contraditórias.
Estilo poético e informalidade: O uso de duas palavras separadas, "contra luz," mantém uma sensação de informalidade e proximidade, o que pode ser apropriado para um poema que aborda emoções pessoais e íntimas.
Elemento estilístico: A expressão "contra luz" pode ter uma sonoridade específica ou evocar uma atmosfera única que ressoa com o conteúdo do poema. O título, portanto, se torna um elemento estilístico que complementa a poesia.
No final, a escolha do título é uma decisão artística, e diferentes leitores podem interpretar o título de maneiras diversas. "A CONTRA LUZ" parece ser uma escolha que se harmoniza com o tom e o conteúdo do poema, mas as interpretações podem variar.

Postagens mais visitadas