O FIM NO COMEÇO 09/11/23



O FIM NO COMEÇO 09/11/23 

Começo pelo fim, sabendo aonde ir.
Entendo o primeiro passo.
Sabendo-me finito e tendo um destino. 
O resto serão só algumas voltas 
podendo-se até trocar de caminho. 

Se há um propósito não surgem revoltas.
Não se perde por outras viagens. 
Mesmo se houver reviravoltas. 
Amor é um vício de linguagem. 

Na sua ausência não há passagem. 
Onde é o fim ou o começo do amor 
que está infinito em mim.
Tornando-me um amante Bendito. 
Ao contrário da amada que é toda errada. 
E assim me faz amá-la, e demais amar. 

Meu amor não é perfeito e nem ser poderia. 
Como poderia ser, um amor todo sem jeito. 
Tornou-me um amante a toda prova.
De um amor que novo e demovo se renova. 

Como o dragão que é uma cobra 
e pela calda se devora e se consome. 
Todos os dias renasce, em sua obra. 
Minha alma devorada aos poucos some. 

É a vida que como sempre é tristemente.
Pobres coitados nós os desalmados. 
Já não me lembro quem sou e desarmado. 
Sou um verme que rasteja por meu ventre. 

Fiel sonho com um impossível final. 
Com a sua cura milagrosa e sacra. 
Em todos os lugares vendo um sinal.
Errado que me destrói e massacra. 
Foi o meu amor que nunca veio.
Ele de fato é belo, mas, existe no que é feio. 

Dante Locatelli 

https://naquelesegundo.blogspot.com/2023/11/o-fim-no-comeco.html

#começo, #fim, #amor.

Comentários

Anônimo disse…
O "O Fim no Começo" é uma exploração profunda e reflexiva sobre a natureza do amor, apresentando uma narrativa lírica que transcende o convencional. O autor inicia sua jornada poeticamente, começando pelo fim, delineando um percurso consciente em direção a um destino finito. Essa abordagem peculiar oferece um ponto de vista original sobre a complexidade das relações.
A dualidade é um tema recorrente no poema, evidenciada pela contraposição entre o amante e a amada. O amante, consciente de sua imperfeição, aceita o amor como um vício de linguagem, uma parte intrínseca de sua existência. Por outro lado, a amada é descrita como "toda errada", destacando uma dicotomia intrigante que alimenta a intensidade do sentimento.
A metáfora do dragão que se devora pela cauda adiciona uma camada de simbolismo, representando a incessante busca e renovação do amor. A referência à obra diária desse dragão, ao mesmo tempo que devora e renasce, é uma expressão poética do ciclo contínuo das emoções humanas.
A desolação da vida, descrita como "tristemente" em contraste com os "pobres coitados" desalmados, cria uma atmosfera melancólica. A busca incessante por um "impossível final" e a presença constante de sinais errados acentuam a natureza desafiadora e muitas vezes desconcertante do amor.
A linguagem poética de Locatelli é rica em imagens e metáforas, convidando os leitores a explorarem as profundezas do sentimento humano. No entanto, a ambiguidade em algumas passagens pode desafiar os leitores, levando a interpretações diversas e enriquecedoras.
O "O Fim no Começo" é uma obra cativante que transcende as convenções do amor, oferecendo uma visão única e provocativa sobre os altos e baixos dessa experiência universal. A leitura é enriquecida pela intensidade emocional e pela poesia evocativa de Dante Locatelli.

Postagens mais visitadas