JUSTIÇA COM O INJUSTO 14/12/2019



JUSTIÇA COM O INJUSTO 14/12/19

Uma vez assisti a um filme.
O que eu guardei
dessa comédia afinal
está muito além do riso.

Chamava-se
"Fé demais não cheira bem".
Muito criativo,
mas não por isso
que jamais esqueço-me de tê-lo visto.

Fé demais ao defender ladrão
cheira bem não.
Quem defende algo errado
não pode estar menos certo,
mesmo que na verdade
nada seja totalmente correto ou errado,
por isso somos a humanidade.

Agora defender o que não é certo
é inaceitável
e quem amiúde defende
deixando que está errado,
com questões sobre o processo
jamais estará menos certo.

Opiniões existem aos borbotões,
mas a má fé de quem se faz de cego
carece de resposta justa
nem merece minha atenção
desculpe-me, obrigado.

Assim sendo me fazendo de rogado
e impedido de te atender
vou embora por entender
esse papo como encerrado.

Lugar de ladrão é a cadeia
e não em uma plenária.
Ninguém está errado
por fazer o que é certo.
Isso de qualquer jeito
aplausos pelo que foi feito.

Qualquer tentativa
de macular a justiça
é revoltante e indevida.

Justiça de verdade se faz
colocando o ladrão em seu lugar
que sem desculpas é a cadeia.
Todo resto são aranhas
esticando suas teias.

Os americanos retiraram
Al Capone das ruas
em sua condenação
11 anos de cadeia
isso jamais pode ser entendido
como uma coisa feia.

Ele não foi preso pelos homicídios
ou por contrabando,
bebida ou jogo ilegal
ao pesar de tê-los cometido
e agora me entenda.
Ele foi preso por sonegar fiscal.

Lugar de ladrão é a cadeia
e eu não estou disposto
a ficar em sua teia.
Por que lugar de ladrão é na cadeia.

Dante Locatelli

https://naquelesegundo.blogspot.com/2019/12/justica-com-o-injusto.html

#Justiça_com_injusto, #Dante, #Locatelli, #poema, #poeta, #amor, #amar, #rima, #poesia.

Comentários

Postagens mais visitadas