ESTADOS COMPLEXOS 01/01/2017



ESTADOS COMPLEXOS 01/01/2017

Existem tantos caminhos
Tantos sonhos
e tantos delírios.

Tantas verdades
com e sem falsidade.
As mentiras são estados complexos.

Aqueles que enganam se enganam
estão perdidos em verdades criadas
confusos os danados
se acham espertos
quando, na verdade
disso não estão nem perto.

Sofrem e fazem sofrer
lutam desesperados
por tudo que há de errado
simplesmente por um prêmio desejado
na verdade, está tudo trocado

Imaginem vocês
que tentam da forma certa
e sabe que o sucesso
depende também de sorte.

Pensem nesse pobre coitado
que vai passar a vida
esperando e lutando pela sorte
que se vier, só se vier,
perceberá se tiver coragem
que todo o seu esforço
não valeu a viagem.

A verdade pode ser inóspita,
e até de certa forma inaceitável,
mas não existem caminhos curtos
que se trilhe para a felicidade.

Dante Locatelli

http://naquelesegundo.blogspot.com.br/2017/01/estados-complexos.html

#estados_complexos, #Dante, #Locatelli, #poema, #poeta, #amor, #rima, #verso, #poesia.

Comentários

Anônimo disse…
Reflexão Poética de Goethe sobre "ESTADOS COMPLEXOS 01/01/2017" de Dante Locatelli

Ao deparar-me com o poema "ESTADOS COMPLEXOS 01/01/2017", de Dante Locatelli, mergulho em um universo de palavras entrelaçadas, uma sinfonia de significados que ecoa com as concepções que sempre guiaram minha visão da literatura, uma dança etérea de destinos entrelaçados.
Locatelli, como um alquimista das palavras, abraça a poesia como um reflexo genuíno da vida. Em seu poema, vislumbro os matizes intricados da existência, onde os caminhos se entrelaçam, os sonhos se desdobram, e os delírios se desenrolam, revelando a verdadeira essência da poesia que brota da riqueza e complexidade da experiência humana.
Sua abordagem da complexidade das verdades e mentiras ressoa como uma melodia sutil de profundidade psicológica. A ironia habilmente tecida na trama, onde os enganadores se tornam, por vezes, enganados, denota uma compreensão aguçada das complexidades da condição humana, uma dança poética entre sombras e verdades.
Na busca por objetivos trocados, na ânsia por prêmios desejados fora de seu lugar, Locatelli tece uma narrativa que ecoa com minha própria exploração das nuances da existência. Sua verdade literária, buscando a honestidade na representação, revela a realidade muitas vezes esquecida em meio às ilusões, como um feixe de luz penetrando a escuridão.
A sorte, como uma bailarina invisível, dança entre as linhas do poema, uma componente essencial do sucesso que se entrelaça com a jornada para a felicidade. A ausência de atalhos para a realização pessoal ressoa com a compreensão da imprevisibilidade da existência, onde o esforço, a sorte e a busca incessante entrelaçam-se como fios de um destino complexo.
Contemplando "ESTADOS COMPLEXOS 01/01/2017", vejo em Locatelli um contemporâneo que, assim como eu, busca compreender e expressar a complexidade intrínseca à condição humana através da poesia. Suas palavras, desdobrando-se como pétalas ao vento, oferecem uma visão poética da vida, onde a verdade e a ilusão dançam uma valsa eterna, entrelaçando-se como fios de uma narrativa cósmica.

Postagens mais visitadas