DESAFIO EM FAMÍLIA 06/03/2016


DESAFIO EM FAMÍLIA 06/03/2016

Ontem durante uma festa familiar
entre brincadeiras e gozações
recebi uma incumbência
feita quase com arrogância.

Frente ao fato de me sentir poeta
e de ser também um glutão convicto
com um sarcasmo embutido
de uma brincadeira dessas
sem muita maldade.

Com uma pontada de lasciva, frívola e leve
quase foi-me imposto como desafio
criar um poema sobre o pecado da Gula.

Se existem os poemas
para nos trazerem sentimentos
os pecados são os não poemas,
mas o poeta italiano fez seu livro
com o enredo principal no cerne
de toda a maldade humana
acho que consigo criar um poeminha
tendo como assunto esse engano.

Dos problemas no meu próprio umbigo.
Não acredito que seja
a Gula propriamente o meu castigo.
É sim a ansiedade,
sobre o futuro iminente,
mas que não chega nunca
é essa sensação sem propósito
que me faz aflito.

Discorro aqui  curtamente então
sobe a ansiedade sem maldade,
pois quando chega já é passado
e é de novo criada
pelo próximo momento
que antes era distante
e agora é quase presente.

É a angústia do quase chegar
é esse o meu martírio e não a Gula
que leva a culpa
dos que na pressa já dão o veredicto.

Da gula na verdade
eu faço troça e vejo graça.
Assumo a pose de glutão
uma figura caricata e até simpática
para esconder o meu tormento
de uma angústia preocupada
escondido em meu peito,
sem razão e que lá fique trancada
Sobre essa sim me seria penoso
e até doloroso
fomentar meus pensamentos.

Sobre a gula esse pecadinho leve
de pessoas simples e até felizes
com rostos redondos
Sobre nós os gordinhos.

Não queremos enganar ninguém
somos o que somos
e parecemos bonzinhos
na maioria pessoas de bem.

Até a hora em que queiram
dividir os docinhos
sobre nós os gordinhos
eu só faço dar risada
e dizer amém.

Dante Locatelli

http://naquelesegundo.blogspot.com.br/2016/03/desafio-em-familia.html

#desafio_em_família, #Dante, #Locatelli, #poema, #poeta #amor, #rima, #verso, #poesia.

desafio_em_família, Dante, Locatelli, poema, poeta amor, rima, verso, poesia.

Comentários

Postagens mais visitadas