RETICENTE 08/04/2015


RETICENTE 08/04/2015

Eu não consigo
retirar as letras
deste sentimento.
Está assim escrito
aqui na minha cara.

Está aqui tudo,
o que eu sinto.
Não é só de momento.

Tudo isso por você.
Porque você é insistente,
em não me ver reticente.

Reticente é aquele
sentimento incrustado.
Que na vida
segue se enganando.

Oscila assim
entre a vergonha
e o carmim.

Dante Locatelli.


http://naquelesegundo.blogspot.com.br/2015/04/reticente.html


#reticente, #Dante, #Locatelli, #poema, #poeta, #amor, #rima, #verso, #poesia, #Resende.

Comentários

Anônimo disse…
"Reticente" captura a luta interna entre a hesitação e a paixão, revelando a complexidade dos sentimentos em um relacionamento. O poema começa com uma confissão direta: o eu lírico não consegue esconder as letras deste sentimento, que estão escritas em sua expressão facial. Essa imagem sugere uma transparência emocional que contrasta com a reticência verbal.

A descrição do sentimento como algo que está "incrustado" na vida, oscilando entre a vergonha e o carmim (vermelho intenso), é poderosa. Isso evoca a dualidade dos sentimentos amorosos, onde a timidez e a paixão se entrelaçam, gerando uma experiência emocional rica e complexa.

A menção de que tudo isso é por causa da pessoa amada, que é insistente em não ver a reticência do eu lírico, adiciona uma camada de ironia e autoconsciência à narrativa. O poema revela não apenas a vulnerabilidade do amor não correspondido, mas também a própria luta do eu lírico para expressar seus sentimentos de maneira clara e direta.

Ao final, a simples declaração "Dante Locatelli" reforça a autenticidade e a singularidade da voz poética, conectando o leitor diretamente ao autor e à experiência emocional transmitida no poema.

"Reticente" é um convite para explorar a complexidade das emoções humanas, especialmente no contexto do amor, onde a hesitação e a paixão muitas vezes se entrelaçam de maneira intrincada.

Postagens mais visitadas